Registro de Vendas – Movimentação Financeira

Quem pode consultar: Diretor, Supervisor, Gerente e Secretária.
Permissão necessária: Pode realizar pré-registro ou Pode realizar registro definitivo da venda

Disponível para as versões Corporativa, Empresarial e Gerencial.
Apenas se a empresa estiver configurada para utilizar o Registro de Vendas*

  1. Acesse Vendas > Registro de Vendas > Consulta.
  2. Preencha os dados e clique em Consultar.
  3. Na grade acesse Q/E (Quita, Estorna ou Reprograma as parcelas).
  4. Ao acessar a consulta ‘Movimentação Finaceira’ do registro desejado, o mesmo mostrará os dados do imóvel, comissão de venda, valor recebido e valor a receber.
    Além das parcelas, evento, data de vencimento da parcela, recebimento, o status da parcela, se a mesma é incobrável e o status do pagamento.
  5. Ao informar o Recebimento > Atualizar > o status da parcela será atualizado para Quitada.
    E o usuário terá as seguintes opções: Estornar ou Autorizar Pagto.
  6. Caso o usuário deseje Estornar, ao clicar na checkbox ‘Estornar’ será aberta uma janela de confirmação:
    Ao confirmar a parcela será estornada, e a tela voltará para a configuração do ítem 4 acima.
    Então o usuário precisará preencher novamente a data de recebimento do valor da parcela quando necessário.
  7. Para autorizar o pagamento, o processo é o mesmo.
    Clique na checkbox ‘Autorizar Pagto’ > o sistema abrirá uma janela de confirmação.
    Ao clicar em Sim a tela será atualizada alterando o status da parcela para Quitada, o status do pagamento para Autorizado e irá disponibilizar o ícone de impressão, para imprimir o recibo de pagamento.

Atenção: Esse passo a passo é para registros onde a comissão NÃO é paga pelo Cliente.

 

Quando a Comissão é paga pelo Cliente:

Após informar o recebimento da parcela apenas a ação de ‘Estornar’ estará disponível e a impressão do recibo.

 

Algumas observações:

1) Se tem data de recebimento informada, não pode alterar nada na parcela, apenas estornar ou autorizar o pagamento.
2) Depois que autorizar o pagamento não pode mais fazer nada na parcela, nem estornar.
3) A autorização de pagamento ou estorno é feito mediante confirmação na hora que clica na checkbox.
4) Se você informar a data de recebimento e ao mesmo tempo mudar os valores das parcelas, vai ter uma mensagem avisando que vai apenas alterar as parcelas, mas não vai atualizar o recebimento.
5) Quando você informa a data de recebimento ou faz um estorno, é gerado um registro no conta-corrente do usuário, de crédito ou débito, respectivamente.
6)Quando você autoriza o pagamento é gerado um registro de Pagamento da comissão.
7) Todas essas ações são informadas também na consulta Comissões Pendentes, Liberadas e Pagas .

8) Quando a parcela está quitada, ficará visível um ícone com a descrição de “Autorizar Pagto” e que irá gerar o crédito no conta corrente dos participantes da venda.
Após a liberação, ficará visível o ícone com a descrição ‘Recibo de pagamento’.
9) Caso a comissão seja paga pelo cliente apenas o icone de geração de recibos estará disponível e irá gerar os recibos de RPAs.

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