Inclusão/Baixa contas a pagar (NOVO)

Quem poderá acessar: Supervisor, Diretor, Secretária e Recepcionista.

Disponível em todas as versões.

Permissão necessária: Acessa Módulo Financeiro

Menu Financeiro → Movimentações → Inclusão/Baixa contas a pagar:

Cadastro:
O usuário pode cadastrar um novo compromisso para pagamento, seja ele recorrente ou não. Para isso, é necessário fornecer as seguintes informações:

  1. Fornecedor: Nome do prestador de serviço ou fornecedor.
  2. Data de Emissão: Data em que a conta foi emitida.
  3. Situação: Este campo determina se o compromisso está pendente de pagamento ou se já foi pago.
  4. Data Limite: Caso o pagamento seja recorrente, estabelecerá a data limite para a geração do pagamento do mês seguinte.

Além disso, é preciso preencher os seguintes detalhes:

  • Tipo de Documento: Tipo de documento da conta (por exemplo, fatura, boleto).
  • Número da conta: Caso o documento não seja de numeração automática.
  • Conta: Identificador único da conta cadastrada.
  • Parcela: O número sequencial da parcela caso de o pagamento ser realizado em mais de uma parcela .
  • Vencimento do Documento: Data de vencimento do compromisso. Esta data poderá ser alterada pelo usuário até a própria data de vencimento.
  • Previsão de Pagamento: Data estimada para o pagamento. Ao cadastrar um novo compromisso o sistema assume a data de vencimento como data de previsão. Esta data poderá ser alterada a qualquer momento pelo usuário.
  • Valor: Valor do compromisso
  • Histórico: Descrição relativa ao compromisso que será pago..

Essas informações garantirão um registro completo e organizado das contas a serem pagas.

O que é uma conta recorrente?

Um compromisso recorrente é aquele que ocorre mensalmente, como contas de luz, telefone, gás ou recebimentos de contratos de prestação de serviços contínuos. Quando um compromisso recorrente é registrado, o sistema automaticamente gera o compromisso para o mês seguinte, mantendo o valor do mês anterior. Após a geração automática, o usuário pode atualizar o valor para compromissos que apresentam variação mensal.

Pagamento:

Para realizar o pagamento de uma conta já cadastrada, siga estes passos:

  1. Selecione o Documento: Selecione o(s) documento(s) que deseja pagar na lista de contas a pagar pendentes.

Ps: caso selecione mais de uma conta, o histórico ficará como ‘pagamentos diversos’

  1. Clique em ‘Pagar’: Ao clicar na opção ‘pagar’, será preciso informar a conta bancária e o tipo de documento a ser utilizado no lançamento bancario que será gerado.

Ao realizar o pagamento, é possível ajustar o valor a ser pago. Se optar por pagar um valor menor do que o total do documento, será necessário especificar o motivo para essa diferença. Informando se se trata de um pagamento com desconto ou de um pagamento parcial do débito.

Em caso de pagamento parcial o compromisso permanecerá com o status de pendetnte de pagamento, apresentando a informação do saldo a ser pago.

Essas informações garantirão um registro claro e preciso das condições de pagamento.

Ao clicar em “pagar”, caso não seja um pagamento parcial, o compromisso sairá da tela de ‘contas a pagar’.

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